Tempo de experiência profissional em estudos e projetos ambientais: 18 anos.

Licenciada e Bacharel em Química pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, com cursos de aperfeiçoamento, especialização e mestrado na área de Meio Ambiente.

No setor publico desempenhou funções de coordenadora Geral de Design e Gestão Ambiental (DAS 4) no Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, coordenando o Programa Brasileiro de Design - PBD e elaborando o Programa Brasileiro de Aproveitamento de Resíduo - Ciclo Brasil, com foco na indústria e agricultura, e integrou a Comissão Especial para elaboração da Política Nacional de Resíduos, trabalhando com o relator da Lei.

Em organização internacional foi consultora da ONU, pelo escritório de Nova Iorque (PNUD) trabalhando com o GEF (Fundo Mundial para o Meio Ambiente), com ênfase no Ministério de Ciência e Tecnologia e no Ministério de Minas e Energia, viabilizando ações de Projetos em Mudanças Climáticas e pelo escritório de Paris (UNESCO) elaborou diretrizes do Programa de Aproveitamento de Resíduos para Qualidade em Corpos d’Água (de setembro de 2001 a agosto de 2002).  Já no período de 1994 a 1997, ocupou o cargo de gerente geral do Comitê Brasileiro do Programa das Nações Unidas para Meio Ambiente, que se destina a propagar informações das atividades relativas ao Meio Ambiente de todas as agências da ONU, participando das reuniões, conselhos, elaboração dos protocolos internacionais e implementação da Agenda 21 Nacional.

Como pesquisadora trabalhou no Centro de Pesquisas Leopoldo Miguez de Mello - CENPES - Rio de Janeiro (Projeto Polímeros), entre 1985 e 1986. Foi bolsista de iniciação científica do CNPq, por 03 anos, nas áreas de fertilidade e química dos solos e realizou as pós-graduações com bolsas de estudos do CNPq e da Capes.

Redigiu e publicou vários artigos técnicos.

Assessorou e gerenciou dezenas de estudos de impacto ambiental, assim como vários projetos e cursos nas áreas de Energia; Petróleo e Gás; Gestão de Resíduos; Saúde Ambiental; Educação Ambiental; Comunicação e Meio Ambiente; Segurança, Meio Ambiente e Saúde; Gestão de Recursos Hídricos; Reavaliação de Plano Diretor em Unidades de Conservação; Assentamento de Terra e Orientação às Comunidades Carentes e Rurais; FGV / PETRO; FGV/ SANEAR; Elaboração e Diagnóstico de Projetos Ambientais na Via Lagos; etc

Como docente, ministra aulas com ênfase no conceito de economia-sócio-ambiental em Cursos de pós-graduação em Análises Ambiental e Desenvolvimento Sustentável na UNICeub.  De 1999 a 2003, na Fundação Getulio Vargas, ministrou aulas nas disciplinas de: Comunicação e crise de risco ambiental; Gestão integrada em Petróleo e Gás; Gestão integrada em Energia; Planejamento de risco ambiental; Elaboração de projetos e captação financeira; Ecodesign; Planejamento estratégico para manejo de Resíduos em cadeias produtivas.  Trabalhou na adequação metodológica e aplicativa da AGENDA 21, para o material Missão Terra - O Resgate do Planeta¨, coordenado pela ONU com crianças e jovens de 179 países.

Na Fundação Getulio Vargas, exerceu de fevereiro 1998 a 2004, Coordenadoria de Economia-Sócio-Ambiental.  Ocasião que formou e implementou a coordenação de economia-sócio-ambiental (viabilidade econômica com agregação de valor social em interface a ações mitigadoras ambientais - visando às cadeias produtivas - conceito agregador como ferramenta de competitividade ao mercado nacional e internacional dos produtos brasileiros).  A metodologia de desempenho da coordenação foi à elaboração e realização das modelagens dos indicadores econômico-sócio-ambiental e os fóruns internacionais de debates, consultorias e estudos setoriais, além da realização de cursos de extensão.  Nos diversos temas como: Petróleo e Gás; Energia; Comunicação e Crise de Risco Ambiental; Tecnologia Ambiental; Recursos Hídricos; Turismo Ambiental; Gestão de Resíduos; Saúde e Contaminação Ambiental; Bioseguança; Produção de Gestão Integrada, e Modelagem de Passivos Ambientais para vários setores do governo e da iniciativa privada. Licenciou-se da FGV no período de atividades no Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior.

Atualmente é diretora executiva da Agência de Integração à Saúde, Meio Ambiente e Desenvolvimento Social do Brasil - Íntegra Brasil e Coordenadora do Programa Ação Responsável, além de membro de alguns GTs do Governo Federal.

Voltar